banner3

SPDA: descubra o que é e para que serve

SPDA: descubra o que é e para que serve

thunder-1368797_1920-800x400

O que é SPDA?

SPDA significa sistema de proteção contra descargas atmosféricas. Seu objetivo proteger prédios, antenas, instalações industriais, tanques, tubulações e pessoas contra as descargas atmosféricas e seus efeitos.

Esses sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) são compostos por dispositivos instalados nos pontos mais altos das instalações e estruturas. Eles proporcionam um caminho para terra oferecendo a menor resistência elétrica possível. Com isso, a corrente criada pela descarga atmosférica flui em direção a terra, sem danificar equipamentos ou estruturas. Além, é claro, de proteger as pessoas dentro da instalação.

A existência do SPDA não impede a incidência de descargas atmosféricas no local. Afinal, essas descargas são fenômenos naturais causados, pelo atrito das nuvens no céu.

É impossível anular a indecência das descargas, mais através dos SPDA´s podemos minimizar seus efeitos nas instalações, construções e claro, proteger as pessoas nelas abrigadas.

Quando devemos utilizar o SPDA?

Para saber se seu edifício ou indústria necessita de um sistema SPDA é preciso consultar um profissional da área e ele, de acordo com a norma regulamentadora  NBR 5419, irá  avaliar o risco de falhas em equipamentos eletrônicos, perdas financeiras, riscos de vida, índice de incidência de raios na região entre outros.

Ele irá fazer um cálculo para avaliar a obrigatoriedade, logo se seu prédio não possui um SPDA, obrigatoriamente deverá possuir essa metodologia de avaliação no local com uma ART (anotação de responsabilidade técnica) assinado por um engenheiro eletricista.