A manutenção predial preventiva
- 07/11/2022
- Sem categoria
Uma dos principais deveres de um síndico é cuidar da manutenção predial preventiva do condomínio, garantindo assim a segurança dos moradores, funcionários e usuários, bem como as boas condições da própria edificação e de seus equipamentos.
Não é um trabalho simples! São inúmeros os detalhes e cuidados que não podem ser esquecidos e para ajudar nesta tarefa elaboramos este post com dicas sobre a manutenção predial preventiva de imóveis residenciais e comerciais.
Boa leitura!
A importância da manutenção predial preventiva
Fazer a manutenção e reparo nas áreas comuns do condomínio e nos equipamentos prediais, ajuda a identificar possíveis defeitos que podem ser solucionados antes mesmo de se tornarem efetivamente um problema, além de aumentar a durabilidade e vida útil dos equipamentos e das estruturas do imóvel.
Promover reparos necessários à sua conservação ao identificar panes, situações de emergência e perigos prediais, como rachaduras, podem garantir a segurança de todos que circulam pelo condomínio e ainda gerar economia a longo prazo.
Outra grande vantagem da manutenção predial preventiva é manter o condomínio bem conservado o que valoriza o patrimônio e aumenta o bem-estar de todos.
No entanto, alguns síndicos, por falta de verbas, má informação ou simplesmente desleixo, acabam deixando de lado serviços necessários, sucateando os edifícios.
É preciso ter consciência de que a manutenção predial é uma coisa simples e muito mais fácil do que deixar os problemas se tornarem enormes, gerando um gasto maior.
Dicas para uma boa manutenção predial
- Pesquise bastante antes de contratar uma empresa para fazer a manutenção predial. Peça ao menos 3 orçamentos que devem cobrir, além do serviço, materiais de qualidade equivalente.
- Evite soluções paliativas, faça o que tiver que ser feito da maneira correta.
- Planeje as obras maiores que precisam ser feitas. Nada de chamar pessoas de uma hora pra outra para fazer os serviços.
- Ao preparar uma previsão orçamentária para as despesas com manutenção, leve sempre em consideração os gastos dos anos anteriores. Mas reserve também um dinheiro para as emergências que podem acontecer.
- Faça uma programação de manutenção a curto, médio e longo prazos. Aprove a cronologia em assembléia e escolha as prioridades.
- Programe com antecedência as manutenções e reparos e avise todos os condôminos..
- Cada equipamento do edifício deve ter um arquivo que documente todas as informações e forneça um registro das manutenções realizadas.
Planejamento é a chave para o sucesso
Confira agora um exemplo de check-list para ajudar síndicos, administradores e zeladores a organizar a manutenção preventiva do condomínio.
Aqui estão elencados alguns dos itens mais importantes, mas cada caso é um caso e outros itens podem precisar de manutenção períodica, tais como: sistema hidraúlico, impermeabilização da cisterna, limpeza da caixa de gordura, etc.